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As sete Meta Competências dos Líderes de Sucesso

A jornada começa na autoliderança e transcende para beneficiar a empresa e a sociedade.


Atingir metas é o foco de quase todos os líderes. Se não é, deveria ser. Para alcançá-las, colocam esforço nas vendas, na abertura de novos clientes, no resgate dos que se afastaram e no aumento do ticket médio.

A parte boa é que o mercado oferece oportunidades. A parte ruim é que a miopia dos líderes não os deixa perceber as sutilezas nos próprios comportamentos, que se repetem nos ciclos das negociações, reuniões e nos períodos do cotidiano (dia, semana, mês e ano).

Provavelmente, você já presenciou um líder que tem forte arrancada no início de um projeto, depois perde o pique na continuidade. Ou talvez, você já tenha passado pela desafiadora experiência de ter que convencer alguém, num início de projeto trabalhoso, que depois fluiu bem na implantação e na consolidação dos novos padrões. Não fossem a sua persistência, tudo poderia ter se perdido na largada. Estas duas situações geram muito desgaste, perda de tempo e de energia. E elas acontecem porque as lideranças focam na parte técnica e esquecem que as influências virão de aspectos subjetivos e intangíveis.

Para ilustrar, relembro aos leitores do incrível feito protagonizado pelo Dr. Ben Carson, neurocirurgião pediátrico americano. Dr. Carson entrou para a história da medicina ao separar gêmeos siameses unidos pela cabeça. A cirurgia foi planejada durante cinco meses, foi executada durante 22 horas e depois ele descansou por 4 horas, para então falar com a imprensa. O procedimento envolveu 50 médicos, enfermeiros e técnicos. Ao concluir a leitura deste artigo, você poderá observar que o Dr. Carson usa com maestria as sete meta competências. E esta metodologia é acessível a todos os líderes, que podem utilizá-la em quaisquer ciclos produtivos.

Primeiro vamos entender o que significa um ciclo produtivo dentro de uma empresa. Ciclo é o período do ponto inicial ao término. Portanto, uma reunião é um ciclo. Uma construção é um ciclo, assim como uma etapa de uma construção é um ciclo dentro de outro ciclo. O importante é a compreensão do começo, meio e fim. Para contribuir com o desenvolvimento de líderes de sucesso, sugiro esta metodologia que é subdividida em 7 Meta Competências (MC) agrupadas em 3 etapas: 1) PLANEJAMENTO: Etapa que identifica aspectos da autoestima, autoconfiança e autonomia. São três MCs, todas relacionadas à preparação para a efetivação de uma ação. MC 1 – Calibragem A relação do líder consigo mesmo. Trata-se da autoliderança. Esta é a fase onde o líder calibra a sua própria energia, identifica seu nível de confiança, de motivação, de conhecimentos e de referências das suas experiências do passado. É quando ele busca se inteirar dos aspectos que farão parte da fase de ação: pessoas, recursos, cenário, processos etc.

MC 2 – Pertencimento Habilidades de contato, conexão e empatia com os demais. Trata dos aspectos que conectam o líder às demais pessoas no cenário onde o fato se desdobrará. Nesta fase, o líder observa as pessoas, a disposição delas, o humor, o nível de atenção e de engajamento. Se o ciclo em questão for uma reunião, o líder observa até o lugar onde as pessoas se sentam e como elas o recebem no grupo.

MC 3 – Relacionamento Capacidade de despertar o engajamento dos liderados. Esta é a etapa onde a comunicação apresenta o propósito para o qual as pessoas estão sendo chamadas a participar. Além da habilidade com as palavras, o líder que tem esta meta competência consegue observar as reações de aderência ou de rejeição às suas propostas.

2) EFETIVAÇÃO: É a fase na qual a “fabricação” acontece. No comércio e serviços, muitas vezes acontece junto com os clientes. MC 4 – Direcionamento A visão que o líder transmite e a forma como ele conduz a equipe. Uma vez conquistada a atenção das pessoas através das habilidades de relacionamento à MC anterior, o líder começa a “conduzir as pessoas para o sim”, ou seja, para o engajamento de cada um, dando clareza às responsabilidades e aos resultados esperados.

MC 5 – Execução Inclui os aspectos da performance e da produtividade dele e da equipe. É a hora da mão na massa. Aqui, é o momento em que a função se materializa em trabalho, ações e realizações, no qual os recursos são empregados, as pessoas cumprem funções técnicas, os resultados tangíveis aparecem. É a fabricação propriamente dita.

3) CONTINUIDADE: A finalidade dessa etapa é crescimento e desenvolvimento. É conquistar níveis mais altos de resultados positivos e sustentabilidade, que naturalmente inclui a lucratividade e a satisfação de todos os envolvidos. MC 6 – Aprendizado É a consolidação das boas práticas e incorporação à cultura da empresa. O líder analisa as informações e compartilha com as equipes o nível alcançado depois que a fase Efetivação foi realizada. É importante dar ciência às pessoas dos resultados alcançados. Vale observar que, se os resultados forem negativos, o aprendizado deverá levar a novas decisões. Jamais deve ser tratado como um fracasso. É sempre um importante feedback.

MC 7 – Evolução A jornada da liderança revela seu caráter de construção e inovação. Uma vez realizado o trabalho (Função) e observados os resultados (MC 6), é hora de olhar o futuro a partir de um novo patamar. Nesta etapa nascem novos procedimentos, melhorias nos processos e compartilhamento de conhecimentos. O líder percebe e transcende a sua transformação e inspira outras pessoas com a sua presença.

Em dez anos apoiando pessoas através de coaching e mentoria, pude identificar claramente as vantagens competitivas dos líderes que se apropriaram dessa metodologia. E, todos os coachees que se dedicaram a entender e praticar as três primeiras MCs, tiveram melhores resultados na Efetivação e, consequentemente, subiram de nível na Continuidade. Ver os líderes desenvolvendo e aplicando as Meta Competências, desde as reuniões rápidas até os grandes projetos, é gratificante. Eles compreendem que cada dia é um ciclo, um elo da corrente do mês e do ano. Estes líderes sabem inspirar pessoas, criar engajamento e gerar resultados. São os homens e mulheres que o mundo quer aplaudir.

Fonte de inspiração: Metodologia Sistema ISOR.



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