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A Nova Liderança Virtual

Atualizado: 25 de fev. de 2021


A comunicação tem acontecido cada vez mais virtual e menos presencial. Nesse cenário, como manter e preservar seus vínculos profissionais? Como os líderes devem agir e apoiar os seus liderados?

Liderança é o processo onde os líderes influenciam seus seguidores a alcançarem propósitos e objetivos comuns. Este é um tema de grande interesse e estudo nas mais diversas indústrias, instituições de ensino e governamentais. Diversos estudos realizados, principalmente desde o início do século 20, indicam as caracteristicas, os comportamentos e boas práticas dos grandes líderes.


Contudo, os tempos mudaram depois da quarta revolução industrial, que iniciou em 2011. As novas tecnologias permitiram a criação de ambientes virtuais que distanciaram fisicamente as pessoas. Esse efeito de distanciamento foi potencializado e acelerado pela pandemia da Covid-19 no decorrer de 2020.


Um novo cenário foi criado. Um cenário que traz grandes desafios aos líderes em todos os setores. Do setor público ao privado, das instituições de ensino às de bens de consumo ou serviços, todos estão preocupados em como engajar os liderados sem o “olho no olho”, sem as reuniões presenciais, sem os cafézinhos e o contato físico. Segundo artigo publicado pela MIT Sloan Review em 2020, os maiores desafios para preservar seus vínculos profissionais em redes virtuais são:


1) A rede menos interconectada reduz o senso de comprometimento com a empresa e com a própria equipe.


2) A comunicação online pode promover clima mais negativo e comportamento mais egoísta.


3) Maior potencial para distração prejudica a qualidade da comunicação.


4) Na comunicação escrita online é menor a quantidade de informações compartilhadas, o que aumenta a probabilidade de decisões ruins.




Estes desafios impactam diretamente em como o líder influencia os membros do seu time e, por consequência, entrega resultados extraordinários.


Superando os desafios da liderança em ambientes virtuais

O mesmo artigo da MIT sugere algumas ações para que os líderes preservem seus vínculos profissionais em redes virtuais:


1) Cultive o sentimento de solidariedade: os coloboradores precisam saber e sentir que o líder reconhece as possíveis dificuldades que eles enfrentam. O líder efetivo se solidariza com estas dificuldades e sempre ajuda seus liderados, tornando suas rotinas melhores e facilitando o caminho para que tragam os resultados que as organizações esperam.


2) Compartilhe a missão ativamente: mesmo com a distância, líderes eficazes fazem contatos por telefone ou reuniões virtuais para deixar claro o propósito, a missão e também todas as metas que sua equipe deve entregar. O time inteiro precisa seguir a mesma direção, mesmo com a distância fisica que lhes é imposta em um ambiente remoto.


3) Seja um mediador prestativo e acolhedor: ainda que exista a distância, sempre haverão conflitos. Talvez a distância possa até aumentar os conflitos. Um colaborador não consegue necessariamente ver o que o outro está fazendo, e por isso, ele pode julgar erroneamente as contribuições de outro colaborador, gerando um conflito e uma crise de confiança.

O líder precisa entender as diferenças de cada um dos integrantes de seu time e os possíveis conflitos que podem existir entre eles. A partir deste entendimento, o líder poderá agir para criar um ambiente de discussão saudável que contribua para a geração de resultados.


4) Use vários canais de comunicação: o líder deve reconhecer e usar diversos meios para se comunicar com a sua equipe. Há diversos recursos disponíveis tais como: telefones, videoconferências, WhatsApp, fóruns ou grupos de de tarefa online, drives de colaboração, Telegram e diversas outras plataformas de colaboração em equipe.

O líder precisa entender quais destes meios são usados por seus liderados e reconhcer que esta escolha de meios de comunicação e interação depende do perfil e da geração de seus liderados.


5) Retenha a equipe valendo-se das relações mais antigas: para que as relações ocorram, o líder precisa conhecer seus liderados e estabelecer conexões com eles. A criação de relacionamentos duradouros cria confiança e parceria entre o líder e seus liderados.


6) Adote normas de comunicação que valorizem a concentração: Comunicação é essencial para garantir que todos estejam alinhados e seguindo os mesmos objetivos. Porém, quando a comunicação é excessiva, ela pode gera uma sobrecarga nos colaboradores.

Por isso, o líder precisa definir a proporção correta de contato, deixando que seus liderados trabalhem e entreguem seus resultados.

Outro aspecto importante é estabelecer uma comunicação respeitosa e que incite a concentração dos liderados nas tarefas que precisam ser executadas.




Como os líderes podem apoiar o trabalho remoto?


A rápida mudança para o trabalho remoto, criou desafios para os colaboradores que trabalham de casa. Dessa forma, além das soluções citadas anteriormente, os líders virtuais podem (e devem) experimentas soluções criativas para engajar ainda mais os seus liderados. São elas:


· incentivar um break ao longo do dia para dar atenção as crianças, no caso dos trabalhadores que estão tentando conciliar os cuidados com os filhos e o trabalho.



· flexibilizar a jornada de trabalho. O trabalho remoto exige mais autonomia dos trabalhadores, assim nem sempre faz sentido exigir que todos sigam o mesmo horário do escritório. Analise cada caso e flexibilize sempre que possível.




· permitir períodos para o descanso. Os trabalhadores remotos, mesmo com horários flexíveis, precisam ter o dia de descanso respeitado. Nesse período a empresa deve suportar os funcionários e conceder períodos mais longos de descanso sempre que necessário.





· as entregas também devem ser flexibilizadas, claro sempre respeitando os prazos acordados com clientes e fornecedores.




· incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é importante sempre, mas quando o funcionário está em trabalho remoto é preciso redobrar a atenção e incentivar períodos exclusivos para o descanso, a convivência com a família e o lazer.




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