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E-Commerce: principais dicas para você não errar

Atualizado: 16 de jul. de 2020

Reflexões indispensáveis para o seu E-Commerce. Seis sugestões infalíveis que ajudam tanto quem ainda precisa montar a sua loja virtual quanto quem já montou e precisa fazer uma gestão eficiente.




Vantagens e Desvantagens do E-Commerce

O E-Commerce têm algumas vantagens que podem ser fundamentais para manter o seu negócio, como disponibilidade 24x7 (24 horas, 7 dias por semana), acessível sem o seu cliente sair de casa. Sem falar que a loja virtual traz a oportunidade de ampliação do seu mercado. Com a logística adequada, você pode atender o seu cliente em a qualquer hora e em qualquer lugar.

Novos públicos podem ser atingidos nessa modalidade de vendas e novos produtos ou serviços podem ser ofertados, mas é importante estar atento a algumas desvantagens, como guerra de preços - pois é muito mais fácil a comparação de preços no ambiente virtual - e questões como privacidade de informações e segurança.

Para entender se o E-Commerce é adequado para o seu negócio, vamos refletir sobre alguns pontos. Essa reflexão também é importante caso você já tenha a sua loja virtual , pois ela vai lhe ajudar na gestão do seu negócio.


1. Definição do modelo de negócio do seu E-Commerce:

Nessa etapa algumas perguntas podem ajudar, como: quem utilizará o meu produto? Com qual finalidade? O seu produto ou serviço é destinado para empresas ou clientes finais (B2B ou B2C)?

Essa análise é muito importante, pois ela ajudará a definir o melhor canal a ser utilizado e, como será a comunicação com o público alvo.


2. Definição do modelo de estoque do seu E-Commerce:

Você pode ter um negócio sem estoque prévio, onde a compra ou produção só é feita após a realização da venda.

Nesse cenário, podemos ainda ter duas modalidades: a primeira onde o produto pode passar pela sua empresa antes de ser entregue ao cliente final; e a segunda, onde a mercadoria vai direto do fornecedor para o seu cliente. Algumas vantagens dessa segunda opção são menor necessidade de capital de giro e espaço físico, além da possibilidade de diversificação do estoque e de não ter o risco de produtos encalhados. Mas existem alguns riscos como mudanças de preço, falta dos produtos no fornecedor e prazo de entrega não cumpridos. Na modalidade onde o produto vai direto do fornecedor ao cliente também é preciso estar atendo à qualidade. Seu fornecedor têm que garantir um controle de qualidade rígido para que seu cliente não tenha experiências desagradáveis.


3. Cálculo das entregas:

Quando trata-se de produto no E-Commerce, um ponto crítico é a entrega. Não esqueça de calcular o valor do frete e outras taxas adicionadas. Atenção com os prazos e a integridade do produto. Além disso, considere um plano de devolução ou troca de mercadorias.


4. Comunicação com o seu cliente:

Caso você já tenha uma base de clientes, pode antecipar as necessidades de compras entrando em contato e personalizando a oferta a partir de experiências passadas. Se não for esse o caso, o ideal é a criação do perfil do usuário comprador ou potencial comprador e trabalhar em uma comunicação dirigida a esse público, através de mídia programática ou contextual.


5. Gestão da sua loja virtual:

A gestão da sua loja virtual é muito importante e abrange: inclusão dos produtos, definição dos preços, controle dos estoques - ou gestão de fornecedores caso não trabalhe com estoque -, gestão dos meios de pagamentos, controle logístico para garantir que o produto chegue ao cliente no prazo acordado - e com a qualidade qualidade combinada -, e comunicação com cliente para oferta dos produtos.


6. Definição da plataforma a ser utilizada:

Uma alternativa para não se preocupar com a infraestrutura tecnológica é ofertar seus produtos em marketplaces ou estabelecer parcerias.

Caso você decida por ter sua própria plataforma de E-Commerce, atenção com: hospedagem, experiência do usuário, segurança de informações e meios de pagamento.


Antes de terminar, nossas últimas dicas:

Se você já tiver um canal físico é importante definir a integração entre o canal físico e virtual, pois consumidores podem desejar iniciar o processo de compra em um canal e continuar em outro, gerando competição entre eles.

Não se esqueça que atualmente a maior parte das compras são realizadas através de dispositivos móveis, então é muito importante que o seu canal esteja adequado e responsivo às diferentes telas de smartphone, computador ou tablet.

Para saber mais, assista nosso tutorial



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