Educação e o processo de aprendizagem
- Vanessa Santos
- 23 de out. de 2020
- 2 min de leitura
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” -Paulo Freire

A educação precisa atender aos desafios atuais e preparar cidadãos e profissionais para os desafios do século 21.
Os processos de aprendizagem são compostos pelos seguintes domínios:
Cognitivo: relacionado ao aprender, dominar um conhecimento. As categorias são: Conhecimento; Compreensão; Aplicação; Análise; Síntese; e Avaliação;
Afetivo: relacionado a sentimentos e posturas. As categorias são: Receptividade; Resposta; Valorização; Organização; e Caracterização;
Psicomotor: relacionado a habilidades físicas específicas. As categorias são: Imitação; Manipulação; Articulação; e Naturalização.

A Taxonomia de Bloom representa os estágios cognitivos ou de aprendizagem. É uma estrutura de organização hierárquica composta de 6 níveis de aprendizagem.

👉 Lembrar: é quando você recorda, reconhece, memoriza, reproduz ou distingue informações e ideias.
👉 Entender: nessa fase, a informação passa a ser reproduzida com suas “próprias palavras” e você é capaz de interpretar, exemplificar, classificar, resumir, inferir, comparar e explicar.
👉 Aplicar: é quando você passa a executar, implementar ou aplicar um conhecimento numa situação específica ou nova.
👉 Analisar: agora, você já consegue dividir a informação em partes relevantes e irrelevantes, diferenciando-as, organizando-as, atribuindo significado a elas e chegando a conclusões.
👉 Avaliar: nesse estágio, você torna-se capaz de checar, criticar e julgar situações baseado em critérios e padrões pré-estabelecidos.
👉 Criar: enfim, você chega ao ápice do seu potencial. Aqui, você usa todo seu conhecimento e percepções para, a partir de um objetivo, criar uma nova visão, solução, estrutura, ideias, produtos e até métodos.
Estamos vivendo na Era da Sociedade do Conhecimento, e a educação deve preparar os estudantes com as competências que são exigidas do profissional do futuro e que estão alinhadas com os 8 pilares da MultiConcept: habilidades interpessoais, cidadania local e global, criatividade e inovação, alfabetização digital, atuação centrada no indivíduo, acessibilidade e inclusão, abordagem baseada em solução de problemas e colaboração, lifelong learning (aprendizagem para a vida toda).

Referências: Ferraz & Belhot (2010). Taxonomia de Bloom. Gestão & Produção.
Comments