Gestão de Conflitos nas Organizações
- Suelen Schneider
- 9 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Vivenciamos conflitos quase que diariamente em nossas vidas pessoais e nas organizações. O importante não é como evitá-los, mas como tratá-los e aprender com eles.

A existência de conflitos é comum no ambiente corporativo. As pessoas têm visões e entendimentos distintos. Mas, como devemos lidar com eles? O primeiro passo é saber quais as causas que possam acarretar um conflito em sua organização. Listamos 5 delas para você conferir:

Falha na comunicação
Ausência de processos
Resultados baixos e desmotivação
Clima organizacional
Diferença de crenças e valores
A partir do entendimento da causa do conflito, você pode avaliar qual a melhor abordagem para tratá-lo. Uma recomendação útil é a adoção de um estilo de solução de conflitos. Antes de decidir seu estilo para lidar com o conflito, pergunte-se: Quanto você valoriza a outra parte do conflito? Ou o objeto dessa disputa? As consequências estão claras? Essa disputa vale realmente a pena? Quanto tempo e recursos você dispõe para o conflito?
Os cinco estilos abaixo indicam como as pessoas lidam com conflitos:

Acomodar: quando você abre mão dos seus desejos em detrimento do outro
Fugir: Quando você simplesmente foge do conflito sem tomar nenhum partido
Comprometer: Quando você busca um acordo intermediário, que atenda parcialmente todas as partes
Colaborar: Quando você consegue encontrar uma solução total, que atenda os desejos de todas as partes
Competir: Quando uma das partes quer apenas os seus desejos atendidos e não se importa com a outra. Nesse caso, um ganha e o outro perde.
Lidar bem com conflitos demanda o desenvolvimento pessoal de estilos e habilidades. As pessoas que lidam com conflitos de maneira respeitosa e otimista criam a possibilidade para crescimento e aprendizado da organização. Algumas habilidades importantes que você precisa saber para lidar com conflitos são:

Comunicação
Inteligência Emocional
Empatia
Escuta Ativa
Solução De Problemas
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