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Inovação e Criatividade: Como andam as iniciativas na sua empresa?



Ouvimos muito falar sobre o mundo VUCA. Acrônimo que em inglês significa:

Volátil: alta velocidade e intensidade das forças que impulsionam a mudança;

Incerto: alta imprevisibilidade;

Complexo: muitos fatores envolvidos na transformação;

Ambíguo: diferentes pontos de vista para entender e analisar os fatos.


Criatividade é o processo de criar, de inventar e de imaginar. Em uma organização é o processo de mudança, de desenvolvimento e de evolução.

Nesse contexto, as organizações precisam transformar criatividade em inovação. Aqui seguem alguns passos para essa transformação:


  1. Análise ampla do contexto;

  2. Mapeamento do desafio;

  3. Imersão no universo do cliente (empatia);

  4. Ideação (criação de soluções);

  5. Tomada de decisão (escolher a solução);

  6. Amadurecer, avaliar e testar.


Para a inovação acontecer é necessário definir a estratégia ou modelo de inovação, o contexto, o ambiente, os processos e as pessoas. Além disso, de que tipo será essa inovação?

  • Inovação incremental: melhorias em produtos, processos ou mercados existentes.

  • Inovação disruptiva: nova proposta de valor através da qual novos mercados são criados e mercados existentes são desestabilizados.

A inovação incremental inclui algo novo ou melhorado, mas sem alterar as características básicas do produto ou serviço, é em outras palavras a melhoria contínua que pode trazer vantagens para a empresa.

A inovação disruptiva cria novos mercados, desestabiliza a concorrência, investe em mercados novos e inexplorados, quebra paradigmas.

Ambos os tipos devem existir em uma organização. O equilibrio permite que a empresa tenha produtos consolidados no mercado (inovação incremental) enquanto testa novos produtos (inovação disruptiva).


A inovação disruptiva


A inovação disruptiva altera o modelo de negócio, as relações e o comportamento. Uma inovação disruptiva pode ser um produto ou serviço para um novo mercado e desestabiliza a concorrência. Invista em mercados inexplorados. A empresas devem inovar, se diferenciar e criar novos mercados.

  • Extrapole as fronteiras do mercado

  • Não se apegue aos números

  • Potencialize novos clientes

  • Crie demandas

  • Siga com estratégia e planejamento

  • Priorize a experiência do cliente

E a sua empresa? Como você e sua empresa avaliam suas iniciativas de inovação?

A matriz “Formas de Crescer”, ilustrada neste artigo, ajuda você a avaliar se sua empresa é inovadora e em quais dimensões. Esta matriz apresenta dois eixos: ofertas e usuários. As ofertas são apresentadas no eixo vertical e consideram desde produtos existentes e consolidados até as novas ofertas, que indicam a propensão da empresa em criar nosos produtos ou serviços para ofertar aos seus clientes. No eixo horizontal são apresentados os usuários, que também podem ser chamados de clientes. Este eixo aborda desde os usuários existentes até usuários totalmente novos.

Uma empresa conservadora posiciona-se no primeiro quadrante: Administrar. Esta empresa foca seus esforços em ofertas e clientes existentes e apenas realiza melhorias incrementais.

Do outro lado, estão as empresas que são extremamente inovadoras que se posicionam no quadrante: Criar. Estas organizações estão em constante busca por novas ofertas e usuários e são classificadas, muitas vezes, como revolucionárias. Estas empresas constumam se destacar no mercado e fazer história. Elas são empresas como Google, Facebook, Amazon, Uber e tantas outras que conhecemos.


Você quer garantir a perenidade de sua organização? Faça uma reflexão. Você concentra seus esforços em novas ofertas e novos perfis de clientes ou se mantem sempre na “zona de conforto” dos seus clientes existentes e portfólio consolidado?

Inovar é chave para a sustentabilidade e perenidade de uma organização. Avalie suas iniciativas e coloque-as na matriz acima. Se você estiver concentrado no primeiro quadrante (administrar), acenda a luz vermelha e comece a pensar em reinventar seu negócio.

Referências: Matriz baseada no livro “Design Thinking” de Tim Brown

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