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Você é um bom comunicador?

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” Nelson Mandela

A comunicação é uma arma poderosa! Seja falada ou escrita, verbal ou não verbal, a comunicação impacta os relacionamentos pessoais e profissionais. Confira as dicas que trazemos a seguir e torne-se um bom comunicador.


10 passos para uma boa comunicação


Uma boa comunicação inclui saber ouvir e transmitir a mensagem. O caminho para um bom diálogo alguns passos.



  • Saiba ouvir: a prática da escuta ativa é essencial na comunicação;


  • Ouvir é tão importante quanto falar: não existe diálogo quando apenas uma das partes fala, sem dar espaço aos outros interlocutores;


  • Seja paciente: exercite a sua paciência e a sua atenção;


  • Saiba perguntar: reflita primeiro e faça perguntas adequadas e pertinentes;


  • Não demonstre pressa: pense em como é incomodo falar com alguém que quer completar as suas frases para finalizar o assunto;


  • Preste atenção na linguagem não verbal: a linguagem do corpo, dos gestos, da face emitem sinais muito importantes durante um diálogo;


  • Identifique a necessidade do outro: exercite a empatia;


  • Busque pontos comuns: identifique os pontos comuns com o interlocutor;


  • Crie vínculos: compartilhe experiências;


  • Demonstre interesse: faça perguntas sobre a pessoa ou assunto em questão.


Dicas para uma boa comunicação verbal




Algumas dicas simples podem apoiar nossas escolhas:



  • Construa frases na ordem direta: elas são mais facilmente compreendidas;


  • Seja simples, direto, objetivo: evite repetições, palavras poucas conhecidas, jargões profissionais que o interlocutor não domine, frases com duplo sentido ou incompletas;


  • Evite palavras ruins: termos pejorativos, preconceituosos, palavrões, expressões negativas ou palavras fortes inadequadas para a situação;


  • Aprenda sempre novas palavras: trabalhe seu vocabulário;


  • Use a voz ativa: no nosso dia a dia utilizamos a voz ativa naturalmente, portanto é mais fácil de compreender;


  • Use afirmações: nosso cérebro entende mais facilmente as afirmações, um exemplo é quando pedimos para alguém não pensar em algo e inevitavelmente isso nos vem a cabeça.

Dicas para uso da redes sociais


Se a comunicação for escrita, principalmente usando as redes sociais, use a Internet para conquistar seguidores lembre-se que as informações podem se espalhar rapidamente e prejudicar a sua reputação. Por isso, seja um fomentador de conhecimento e não de fofoca ou mentiras.

Saiba aproveitar os benefícios que as redes podem trazer para sua vida pessoal e profissional.




  • Compartilhe conhecimento: faça a curadoria cuidadosa do conteúdo antes de compartilhar;


  • Inspire seus clientes: ajude as pessoas a terem ideias novas;


  • Seja relevante: produza materiais de qualidade e que sejam úteis para os seus seguidores;


  • Seja verdadeiro: não compartilhe mentiras ou informações falsas;


  • Esteja disponível: seja presente;


  • Fale, ouça, interaja: não seja o único a falar, ouça seus seguidores, responda, interaja.

Inspirado em: Comunicar para liderar – Leny Kyrillos e Mílton Jung

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