Conheça algumas metodologias de ensino e como funcionam
- Suelen Schneider
- 6 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Aula Expositiva Tradicional vs. Expositiva Dialogada

Na aula expositiva tradicional o educador expõem ideias de acordo com autor(es) estudados. Na aula expositiva dialogada o educador conduz um diálogo (mediador) que considera o conhecimento prévio do estudante como ponto de partida, estimulando a interação aluno-professor, apresentação de experiências sobre o tema, perguntas, reflexão e síntese, adicionando interpretação própria ao conteúdo que será estudado.
Aprendizagem baseada em projeto ou aprendizado na prática.

Tem como foco desenvolver no participante a investigação, elaboração, comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.
Envolve entendimento do contexto, comunicação em grupo, conhecimentos de diferentes disciplinas, elaboração de hipóteses e desenvolvimento de ideias.
O educador é orientador e mediador nesse processo. Ideal para trabalhos multidisciplinares.
A aprendizagem baseada em problemas

A aprendizagem baseada em problemas simula problemas da vida real e os participantes interagem para apresentar soluções. Tem como foco desenvolver trabalho em equipe, solução de problemas e tomada de decisão. Contribui para a formação profissional e pessoal. O educador atua como mediador. O participante aprende a trabalhar em equipe, compartilhar ideias, discutir em grupo, buscar informações mais completas, tomar decisão, ter maior autonomia.

Jigsaw é também conhecido como quebra-cabeça. O foco é o aprendizado colaborativo e comunicação. Os alunos são divididos em grupos, no qual cada integrante tem um tema específico para estudar.
Estudantes com temas iguais, mas de grupos diferentes, são reunidos para colaborarem entre si e aprofundar o conhecimento no tema específico, de modo que se tornem especialistas.
Após esse aprendizado ele retorna ao grupo original, no qual teremos especialistas em cada um dos temas propostos. Esses especialistas devem ensinar aos demais o que aprendeu.




STEAM

O acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – é uma metodologia integrada e baseada em projetos multidisciplinares, que tem como objetivo preparar os estudantes para os desafios futuros exigidos dos profissionais do século 21.
O STEAM incentiva o aprendizado através de cinco etapas:
1️⃣ – Investigar
2️⃣ – Descobrir
3️⃣ – Conectar
4️⃣ – Criar
5️⃣ – Refletir

Comments