Você sabe qual o objetivo dos processos organizacionais?
- Suelen Schneider
- 29 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

A sobrevivência de uma organização depende de seu desempenho financeiro, que também é a meta que mede a satisfação dos acionistas. Para que esta ocorra é preciso antes olhar para a satisfação de outros 3 atores: os clientes, os colaboradores e a sociedade. Portanto, os processos da organização devem mirar a satisfação destes.

Eles servem para garantir a satisfação dos clientes, dos acionistas, dos colaboradores e da sociedade. Através deles a organização constrói sua reputação, seu padrão de qualidade, gera resultados e atinge seus propósitos. Os processos servem à organização e todas as partes interessada, não o contrário.
Nesse sentido, o ciclo de vida de gestão de processos é um grande ciclo de melhoria -com função similar ao PDCA. Ele é composto de 6 fases:

Planejamento: entende quais as necessidades de implantação ou melhoria do processo. Ele deve ter como objetivo solucionar um problema ou atender a uma necessidade dos clientes, acionistas, colaboradores ou da sociedade.
Análise: do problema ou da situação atual referente ao processo em questão.
Desenho: consiste na modelagem do processo desejado, papeis e responsabilidades, descritivos operacionais e do plano de implementação detalhado.
Implementação: é a execução do plano e do novo processo. Pode incluir a implantação de novas tecnologias e de treinamento do time envolvido.
Monitoramento e Controle: é um etapa importante, pois o processo deve ser acompanhado até que tenha atingido sua estabilidade e métricas desejadas.
Refinamento: é quando são analisadas as lições aprendidas ou o que ainda pode ser melhorado para potencializar os ganhos desse processo. Pode ser incluso nessa fase um olhar para o futuro do processo dentro da organização
Fontes: BPM CBOK e FALCONI, 2009
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